O futuro do DIY
A algum tempo um movimento muito interessante relacionado a produtos “do-it-yourself” tem ganhado corpo. Assim como qualquer tecnologia, o aumento da demanda, da produtividade e a redução dos custos de produção tendem a reduzir o preço final de venda. Este “barateamente” está diminuindo os preços de equipamentos de impressão 3D, tornando possível o acesso das pessoas à essas tecnologias.
Saiu no site da Yanko Design um concept de impressora 3D destinada para uso doméstico e com entrada para smartphone. Independente das questões estéticas do concept, esse tipo de projeto demonstra de certa forma que já existem empresas e designers pensando em impressoras 3D domésticas para o varejo. É possível ainda encontrar tutoriais que demonstram como construir uma CNC doméstica com recursos bem acessíveis (ex: CNCmania).
Olhando desta forma, este movimento pode parecer distante da nossa realidade cotidiana, porém existe ainda outros fatos que reforçam o aumento da demanda por produção DIY. Já existem em diversos países as Fab Labs, pequenos laboratórios que oferecem serviços e maquinário de fabricação pessoal. Estes espaços contam com maquinários analógicos e digitais, possibilitando a produção de vários tipos de produtos e em vários tipos de materiais. A palestra no TED Talks do Neil Gershenfeld, professor do MIT, referência entre os Fab Labs e um defensor da filosofia DIY, demonstra como poderá ser o futuro da produção própria de tecnologia e de produtos.
De forma indireta, este tipo de movimento promove uma produção on-demand, ou seja, o produto é produzido de acordo com a demanda dos consumidores. Existe diversos pontos positivos para esta mudança na cadeia produtiva, independente se a produção continua na mão de grandes indústrias ou dos próprios consumidores: evita desperdícios, customização do produto, consumo eficiente de matéria-prima, redução de estoques, etc. Esta é uma possibilidade de humanizar ainda mais os produtos, criar uma estratégia de aproximação maior dos usuários com as empresas e promover uma produção mais sustentável. O meio ambiente e a sociedade agradecem.
Comentários
Os comentários estão encerrados.