Agosto + Superfície
Lembram do último post? No qual eu falava sobre dicas de eventos relacionados a design de superfície e estamparia no mês de julho? Bom, alguns permanecem por mais uns dias em cartaz, e como eu estive em alguns deles (Cores do Brasil, Yayoi Kusama, Os Gêmeos) gostaria de mostrar um pouco do que vi para vocês. E além disso, tenho uma dica de um workshop incrível para o começo de agosto.
Cores do Brasil
Simplesmente fantástica. Ocupa todo o andar superior da Oca, e é formada por um painel com fotografias (feitas por jovens moradores de lugares carentes), outro painel com vídeo explicativo sobre a proposta da exposição, manequins com roupas da marca Basso & Brooke, e uma instalação enorme em forma de livro, além de um caminho no chão todo estampado.
Esse livro está aberto em algumas páginas e cada uma delas possui uma proposta diferente: uma tem fotografias dos jovens participantes; a seguinte tem uma estrutura múltipla toda estampada, com espelhos em ângulos diversos na qual você pode entrar para ver as estampas mais de perto; outra simula o céu, com estrutura em formato de nuvem, toda estampada, interagindo com pássaros e manequim; existe também uma página com tema digital formada por um quebra-cabeça e suas peças soltas; um ambiente multi-estampado com cilindros de papel de parede, quadros, luminárias, manequim, mesa, poltrona; e também a página com engrenagens que se movimentam.
Se estiver em São Paulo, recomendo muuito a visita, foi incrível poder ver de perto as cores fortes, texturas marcantes e a criatividade dos designers. Ainda dá tempo, a exposição fica até dia 02 de agosto. Além disso, no andar térreo encontra-se a exposição de Flávio de Carvalho, arquiteto, engenheiro, cenógrafo, ilustrador, figurinista, pintor; e seus croquis, telas, cadeira e figurinos lindos.
Yayoi Kusama
Em sua Obsessão Infinita, mostra ambientes todos cobertos por suas famosas bolinhas, objetos texturizados e cheios de relevos, grandes telas cujos desenhos poderiam muito bem se tornar estampas incríveis, e instalações que levam os espectadores a se sentir parte de um universo repleto de superfícies estampadas repetidamente. No total, são 5 salas dedicadas à artista.
Para garantir a exposição tem que se apressar, ela fica somente até esse final de semana e a fila é grande e constante. Com espera, inclusive na parte interna do Instituto Tomie Ohtake, já que as instalações dentro das salas tem um tempo de exibição e um limite de visitantes a cada “sessão”. Porém, a espera vale a pena.
Os Gêmeos
A exposição A Ópera da Lua inaugurou no mês de julho, e segue até dia 16 de agosto, ela acontece no Galpão da Fortes Vilaça, na Barra Funda, em São Paulo.
É composta de várias pinturas, algumas esculturas, incluindo uma cinética que tem alguns minutos de duração e é lindíssima (um balé entre seus personagens amarelos, baleias, mãos, tudo dentro do peito de um personagem imenso), um cenário singelo de uma casa em cujo interior há projeções e objetos milimetricamente pensados, personagens sertanejos disposos na parede, rostos cúbicos em escultura e um personagem 3D ao lado do qual os visitantes podem se posicionar e tirar fotos.
O que os gêmeos tem a ver com design de superfície e estamparia? Tudo. Suas criações estão cada vez mais coloridas, estampadas e texturizadas (incluindo aplicações de lantejoulas e outros materiais). Todos, ou pelo menos a grande maioria, de seus personagens usam peças de roupas com padronagens mescladas e extremamente detalhadas. O universo lúdico está cada vez mais sendo criado por detalhes minuciosos nos figurinos dos personagens da dupla.
A exposição vale totalmente a pena o tempo de espera na fila, a entrada é permitida até 30 mins antes do fechamento do galpão. Fui em uma sexta-feira a tarde, e fiquei 1h40 na fila, mas tenho zero arrependimento. A experiência é encantadora, e é possível adquirir um livro com as obras da exposição ao final da mesma, o qual tem duas capas, e uma delas é um poster 🙂
- Dica 1: O Galpão é meio escondido e sem sinalização, talvez vocês o encontrem pela fila, mas se der sorte e ela não existir, ele é um prédio azul acinzentado próximo à esquina onde tem um posto de gasolina fechado.
- Dica 2: O site oficial dos Gêmeos está no ar!! Lindo, completo, com as obras em uma linha do tempo, entrevistas, biografia, projetos, novidades, … .
Workshop de Estamparia – Estampaholic
Por último, mas nem por isso menos importante, agora é a vez do Workshop que comentei lá no início do texto. A talentosa e querida Patrícia Capella do Estampaholic, em parceria com a Musse, estará em São Paulo, na Consolação, nos dias 02 e 03 de agosto, ensinando aos alunos a construírem estampas corridas, passando por todas as suas etapas, desde a pesquisa de imagens, elaboração de moodboard, cartela de cores, até o desenho dos motivos e aplicação das técnicas de rapport. Várias coisas legais acontecerão:
- Você aprenderá a criar sua própria estampa
- As estampas assim que finalizadas poderão fazer parte da loja online da Musse
- Haverá parceria com o Lula Rocha, professor de Design e criador do site Metapix
- Parceria também com a Copic Brasil que estará no local vendendo suas canetas com preço especial
As vagas são limitadas e o workshop acontecerá daqui 2 semanas, e se eu fosse você, não perderia.
São Paulo está repleta de eventos legais para os amantes de estamparia, fico bem feliz e orgulhosa da minha terrinha. Aproveitem!
Comentários
Os comentários estão encerrados.