SuTurno
SuTurno foi uma dica de uma amiga muito querida, que achou o site deles em uma de suas pesquisas por referências e me indicou, dizendo ser “a minha cara”. E, claro, eu adorei.
É um estúdio localizado em Madrid, que realiza trabalhos para a sua própria marca (de mesmo nome) e em parceria com outras marcas, como Marc Jacobs, Baum und Pferdgarten, Norse Projects e Zara Home.
Julia Vergara e Javier Gutiérrez Bayo atuam no design de superfície pensando em diferentes suportes, sobretudo o têxtil. Seus projetos têm sempre um toque artesanal e delicado, tanto as ilustrações quanto o processo de estamparia são manuais, e isso, aparece no resultado final. Eles oferecem como serviços o design têxtil, a direção de arte e workshops e palestras sobre esses temas.
O que me chamou atenção no SuTurno foi o cuidado que os designers tem com a apresentação de seus produtos, as fotos são lindíssimas e criativas. Elas percorrem todo o painel de inspiração usado para a criação das ilustrações, mostram o uso de carimbos simples (e a beleza disso), a paleta de cores… Julia e Javier contam uma história, nos envolvem e tornam a experiência mais completa. Seus lenços são produzidos em seda, disponíveis em diversos tamanhos, feitos à mão e em quantidade limitada.
A estampa Blondell é a minha preferida. Os designers explicam que a inspiração para a criação dessa estampa foram os anos 30, o glamour, as coreografias de Busby Berkeley, Elsa Schiaparelly e Joan Blondell. A história contada pela estampa se inicia com a multidão (quase militar) de mãos que colore as unhas e pinta as bocas de maneira automática, robótica.
Trata-se de uma crítica à 1929, o crack da bolsa e o crescimento no consumo de batons, como se eles fossem remédios rápidos para a cura de tempos difíceis. E critica também o que Julia e Javier acreditam acontecer hoje com o esmaltes, usados em momentos de crise. Eles dizem que a história parece se repetir.
A Trazos, é inspirada no universo da pintura, nos ateliês dos artistas e nas pinceladas que deixam as marcas das cerdas do pincel, mistura de cores e ritmos diversos. E esse cenário é representado muito bem nas fotos que apresentam a estampa. Bom de ver, né? Espero que gostem.
Comentários
Os comentários estão encerrados.