Binman

Por Wagner Regis

A história de “Binman” surgiu entre amigos e foi resultado do trabalho de graduação da LTAM School (uma escola de animação 2D), em Luxemburgo, produzido por Mylène Cominotti, Alain Vu e Barbara Fisinger.

Nesse curta, vemos a representação da energia da natureza na passagem de estação. O primeiro destaque foi à escolha do personagem, em ser um funcionário público de limpeza aparentemente mal humorado, muito bem retratado que está a realizar o seu, mas bastante carismático. O que achei mais bacana nisso tudo foi ao final, ele compreender a situação e ainda permitir que o pequeno origami seguisse seu caminho com os demais, algo como “ei, não se atrase e vá com eles”. Um momento tão singelo que faz você ver o bom e velho homem com outros olhos.

Conversando com a Barbara, ela comentou que a idéia surgiu do seu colega de turma, Alain. Começaram, então, a desenhar no papel, o layout e às vezes algo para ser animado. Usando o software TV Paint, realizaram a animação – propriamente – e a coloração dos frames. Para o fundo, e alguns efeitos, usaram o Adobe Photoshop e Adobe Premiere para a inserção e edição de som.

Algo que sempre gostei é ver o material que compõe a pré-produção, como model sheets, esboços, estudos de posição e tudo o mais. Acredito que podemos aprender com tudo isso, nesse processo de desconstrução da obra tornando o aprendizado muito mais atraente e divertido, uma vez já assistido, torna-se mais fácil entender onde cada elemento foi utilizado e de que maneira.

binman_model

Projetos como “Binman” sempre me chamam a atenção pelo detalhe do saber contar uma história sem diálogos, que acho ao mesmo tempo desafiador, muito bonito como resultado final. Agradeço a conversa que tive, e parabéns aos três. 🙂

Wagner Regis

Wagner Regis

Designer Gráfico por formação e Pós-Graduado em Jogos Digitais (UP). É co-fundador do estúdio de animação "Make Toons", professor na Universidade Positivo, e feliz por gostar do que faz.

Conteúdo relacionado

Comentários

Os comentários estão encerrados.