Estampaholic

Por Bruna Bonifacio

Hoje vou falar de um site brasileiro de Design de Superfície e Estamparia que, para mim, é um dos mais completos que temos sobre esses temas. Ele foi e é uma referência pessoal importante, e acredito que não só para mim, como também para vários outros designers, já que a página do facebook tem “apenas” 10 mil curtidas.

Estampaholic

Estampaholic

Criado e mantido pela Designer de Superfície Patrícia Capella, o Estampaholic é feito para quem ama estampas. Ela é formada em Design pela PUC (RJ) e cursa a Pós-Graduação em Design de Estampas no SENAI-CETIQT (procure conhecer!), também no Rio de Janeiro.

O nome Estampaholic veio de uma mistura de estampa + workaholic, a designer sentiu a necessidade de compartilhar todo o conteúdo adquirido em suas constantes pesquisas e referências pessoais sobre estamparia; já que, como sabemos, o acesso a esse conteúdo ainda é difuso e confuso, principalmente em português.

Estampa Cassi, Patrícia Capella

Estampa Cassi, Patrícia Capella

Estampa Origami, Patrícia Capella

Estampa Origami, Patrícia Capella

Tutorial para desenhar flores

Tutorial para desenhar flores

Ele traz inspirações visuais e temáticas, tutoriais de ilustração e de criação de estampas, referências profissionais, dicas de cursos já feitos pela autora, vídeos de produções de grandes marcas, vídeos de técnicas de estamparia e impressão em tecidos, e afins.

A designer iniciou o site em abril de 2013, e desde o começo, fez painéis de referências nos quais coloca estampas incríveis, com seus devidos créditos, nome da marca e/ou do designer, com o link direto para o site onde pode ser encontrada (criando assim uma grande rede de referências e pesquisas futuras). Como também expõe e explica o processo de criação de suas próprias estampas, até a aplicação em peças, e às vezes, comercialização das mesmas (incluindo pontos positivos e negativos de fornecedores).

Estampa Era uma vez, Patrícia Capella

Estampa Era uma vez, Patrícia Capella

Aplicação da Estampa Era uma vez

Aplicação da Estampa Era uma vez

Estampa Rhinos, Patrícia Capella

Estampa Rhinos, Patrícia Capella

Aplicação da Estampa Rhinos

Aplicação da Estampa Rhinos

Estampa da Equilter

Estampa da Equilter

Estampa da Moniquilla

Estampa da Moniquilla

Sugiro que vocês acompanhem seus posts, pois são repletos de informações e sempre valem a pena! Seja por técnica, inspiração, ou para ficar sabendo sobre cursos ou vagas de empregos na área.

Falando nisso, outra dica muuuito legal é a participação da Patrícia Capella no Zupi Academy, um projeto que incentiva o aprendizado de novas técnicas de criação pelo país inteiro. A designer vai realizar workshops de criação de estampas (desde a metodologia até a sua finalização) em Floripa e em Brasília, no mês de maio. Fiquem espertos!

Estampaholic + Zupi Academy

Estampaholic + Zupi Academy

P.S: Está semana estão iniciando novamente os cursos do Solar do Rosário em Curitiba, e a prof. Ciça Pires ministra dois bem interessantes e pertinentes a essa área: o Design de Superfície – Estamparia: História, Técnicas e Criação do Manual ao Digital (fiz semestre passado e simplesmente amei. Super recomendo!) e o Ilustração de Moda – Manual e Digital.

Além disso, em Março vai rolar um Intensivo de Estamparia, do dia 17 ao dia 21.

 

Referências

 

Bruna Bonifacio

Bruna Bonifacio

Sou Paulista, estou Curitibana. Formada em Design pela UTFPR. Completamente apaixonada por Design de Superfície (de todo tipo). Pesquiso estamparia, texturas, arte contemporânea, arte urbana e afins, sob o ponto de vista do Design de Superfície.

Conteúdo relacionado

Comentários

Os comentários estão encerrados.