AB15521

Design de ontem

Por Sany Alice

Museum of Obsolete Objects: assim é nomeado o projeto – veiculado em forma de canal do YouTube –  criado pela agência alemã Jung von Matt/next para apresentar às novas gerações um pouco a respeito de alguns objetos que já estiveram muito presentes no nosso cotidiano mas acabaram por se tornar obsoletos.

Hospedada no site, encontra-se uma série de vídeos curtos, organizados em uma linha do tempo, que exemplificam o funcionamento e traçam um breve histórico desses objetos que não distam muito da nossa época mas foram há muito ultrapassados pelo avanço da tecnologia.

O que o Museum of Obsolete Objects  faz é uma menção carinhosa (com uma pitada de saudosismo) aos produtos tecnológicos do século XX, evocando a memória dos espectadores que também  já fizeram muito uso deles.

É legal notar que inclusive a forma de apresentação do projeto já vem carregada com a idéia de obsolescência: quando o próprio espaço físico do museu se torna desnecessário, sendo substituído pelo espaço virtual. Vale muito a pena dar uma boa conferida no site, mas vai aqui um aperitivo pra quem curtiu a ideia.

Uma delícia de viagem no tempo orientada por meio de objetos.

Sany Alice

Sany Alice

Sany Alice cursa o 8º período de Design na UTFPR. Gosta de Cazuza, sorvete e de coisas bonitas, seja lá o que isso signifique.

Conteúdo relacionado

Comentários