cartaz_viral__padrao_web

#acaboudeenviar

Por Hugo Pizaia

Em julho de 2010 a Revista Cliche estava iniciando sua empreitada na construção da segunda edição impressa e precisava angariar trabalhos academicos de design.

Em uma das reuniões online discutindo o assunto, durante um lapso nonsense, pensamos “E se figuras ilustres como o Sr. Samuel F. B. Morse enviasse trabalhos para a revista?”

Como respostas criamos um cartaz com a foto do Morse como plano de fundo, estilo semblante maroto e barba natalina, seguido do texto “SAMUEL F.B. MORSE acabou de enviar seus trabalhos”. Sendo que o acabou de enviar estava em código Morse, dando um teor mais cômico a toda situação nonsense.

enviado por @rcliche

O fato de tentarmos criar um universo onde figuras conhecidas – não ligadas ao mundo do design – estivessem participando da seleção de portfólios da Cliche, nos pareceu uma ideia bem interessante para aguçar e engajar simpatizantes da revista a interagir nas mídias socias criando um conteúdo humorístico colaborativo.

enviado por @rcliche

#acaboudeenviar suas ideias

Gostamos tanto da ideia que seria errado guardarmos só pra nós!

Disponibilizamos o .PSD do layout para download na nossa página no Facebook e divulgamos pelo Twitter. Bastava ter uma ideia bacana que seguisse ao padrão “Nome do personagem + acabou de enviar + piada com o personagem” como visto no caso do amigo Morse lá em cima.

Enfim, qualquer um com uma ideia e conhecimento básico no photoshop poderia particpar.

Hierarquia do #acaboudeenviar

Com objetivo de premiar e incetivar os criativos pedimos para que as pessoas nos enviassem suas ideias por Twitter, citando a @rcliche e com a hastag #acaboudeenviar para podermos subir organizadamente uma a uma no Facebook.

O participante que tivesse mais curtir teria o seu cartaz impresso e ainda ganharia um livro de design mais um Kit da Revista Cliche! Era muita mamata!

enviado por @julialcantara

 

enviado por @mjambersi

Ficamos muito contente com o feedback, foram mais de 100 cartazes em menos de 2 semanas de promoção. Muitas ideias divertidas e nostálgicas rolaram pelo #acaboudeenviar.

Graças a Licensa poética da brincadeira surgiram várias figuras inusitadas como: Borat, Rebbeca Black , Luisa Marilac , Pikachu , Sou Foda , Doctor Brown e até para quem preferia tinha o Pelé e muitos outros

FMDS

Fórum de Mídias Digitais/Sociais 2011

Agora no finalzinho de 2011 estamos participando do show de cases do FMDS, Fórum de Mídias Digitais/Sociais.

Mas, para participar do evento precisamos estar entre os 6 mais curtidos desse link aqui

Então se você gostou do case, ou da revista, agora se já ta no finalzinho do post mesmo é só entrar ali no link e dar um curtir =D

Ah e fiquem ligados que teremos uma ação de engajamento estilo #acaboudeenviar para a terceira edição impressa da revista!

Hugo Pizaia

Hugo Pizaia

Um dos gestores da Revista Cliche, estuda Design Gráfico na UTFPR e luta diariamente por uma Web mais simpática.

Conteúdo relacionado

Comentários