Maharam
A Maharam é uma empresa com base em Nova York, que foi fundada em 1902, por um imigrante russo chamado Louis Maharam. A empresa começou trabalhando com tecidos usados no teatro (como figurino e cenografia) nos anos 40, nos anos 60 seu foco mudou para tecidos usados em interiores comerciais, e agora, oferece diversos tecidos para interiores comerciais e residenciais.
Além de produtos têxteis, a Maharam iniciou ações na àrea gráfica também. Em 2000, abriram o estúdio de design gráfico A4, nos quais produzem materiais para web, impressões diversas e livros. O Memory Three são dois conjuntos de 36 cartões com as estampas da empresa.
Entre seus clientes estão as reedições de projetos de Anni Albers, Charles e Ray Eames, Alexander Girard, e tecidos desenvolvidos em parceria com Hella Jongerius, Paul Smith e Marian Bantjes.
A estampa Birds, de Marian Bantjes, foi produzida utilizando uma única linha contínua. É um padrão complexo e detalhado, que combina muito com o trabalho de tipografia manual e ornamentada que a designer tem.
O site da empresa possui um setor inteiro sobre sua posição em relação ao meio ambiente e a sustentabilidade, no qual fala sobre suas práticas de negócios para reduzir o impacto ambiental, para promover informação sobre o tema, quais são suas políticas de negócios, a política de produção dos produtos e outros.
Todos os produtos têxteis tem o serviço completo, com informações sobre autor, briefing, preço, aplicação recomendada para aquele tecido, porcentagem de cada material utilizado, acabamento, módulo, tamanho do módulo, maneira de fazer manutenção no tecido, performance, garantia, suas contribuições para o meio ambiente e seus certificados.
Os MDP, são os Maharam Digital Projects, tecidos impressos digitalmente em grandes escalas (inclusive sobre medida), com aplicações em paredes, feitos com tintas laváveis e resistentes aos raios UV. As obras impressas nesse material são feitas por artistas, designers, ilustradores e fotógrafos. Entre eles, Vik Muniz.
Algumas de suas produções têxteis fazem parte das coleções permanentes do Instituto de Arte de Chicago, do Museu de Arte Moderna, e outros. Suas sedes hoje estão em Atlanta, Chicago, Dallas, Los Angeles, Nova York, São Francisco, Toronto, Alemanha, Bélgica, Finlândia, Dinamarca, Inglaterra, Espanha, Suíça, Turquia, Itália, França, China, Japão, Singapura, Coréia do Sul, Austrália, Dubai, entre outros.
Desde 2012, a empresa também promove uma parceria com a Rhode Island School, com os alunos de design, para promover iniciativas para integrar arte e design à ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Tem um item do site para que os estudantes façam um cadastro, tanto para comprar amostras sem impostos quanto para se inscrever pra uma visita.
Comentários
Os comentários estão encerrados.