Oyyo

Por Bruna Bonifacio

Oyyo, é um estúdio de design que produz dhurries artesanalmente, fundado por Lina Zedig e Marcus Ahren, em 2011. Sua principal sede está em Estocolmo na Suécia, e sua produção está localizada próxima à cidade de Jodhpur, a “cidade azul”, na Índia. Seus fundadores exercem trabalhos na àrea têxtil, moda, design de interiores, gestão de projetos, marketing e publicações.

Marcus Ahren e Lina Zedig

Marcus Ahren e Lina Zedig

Jodhpur, a cidade azul

Jodhpur, a cidade azul

Jodhpur, Índia

Jodhpur, Índia

Dhurries são peças usadas na Índia tradicionalmente para “revestimento”, eles podem ser de diversos tamanhos, materiais e estampas. O uso do dhurrie é variado, existem possibilidades para muitas situações em design de interiores, os menores podem ser utilizados para cobrir mesas onde ficam telefones ou vasos de flores, enquanto que alguns maiores podem ser usados para a prática da meditação por exemplo. Sua principal característica é ser portátil, leve e dobrável.

Artesão fabricando Dhurrie

Artesão fabricando Dhurrie

Fabricação de Dhurrie

Fabricação de Dhurrie

Oyyo faz produtos compostos 100% por algodão orgânico e utiliza-se de corantes vegetais de plantas locais, eles são feitos de forma totalmente manual por artesãos indianos. O estúdio mescla a parte tradicional e histórica em sua produção artesanal e o design contemporâneo em suas criações e estampas.

Estampa Noto

Estampa Noto

Estampa Labyrinth

Estampa Labyrinth

Estampa Never Ending Story

Estampa Never Ending Story

As estampas são geométricas e coloridas, visivelmente possuem um estilo nórdico (funcional, minimalista e sofisticado) e também a predominância dos tons pastéis. Isso se deve ao fato de que toda a paleta de cores se origina dos corantes naturais vindos de 7 plantas indianas, que misturadas entre si tornam-se as 15 cores que compõem as estampas dos dhurries.

Estampa Brick Pastel

Estampa Brick Pastel

Estampa Bastian

Estampa Bastian

O estúdio pretende lançar um ou dois produtos novos por ano na àrea têxtil, móveis e acessórios, sempre buscando oferecer conforto e qualidade.

Tapete com estampa Noto

Tapete com estampa Noto

Tapete com estampa Labyrinth

Tapete com estampa Labyrinth

O editorial de divulgação da coleção foi feito em parceria com o fotógrafo David Magnusson no início de 2013, em Rajastão, na Índia. O conceito foi mostrar a beleza e a interação entre os produtos de design contemporâneo e o ambiente no qual são produzidos. O resultado são fotografias lindas dos dhurries no deserto.

Editorial

Editorial

Editorial

Editorial

Seus distribuidores estão presentes em diversos locais, como Austrália, Alemanha, Hong Kong, Reino Unido, Coréia do Sul, Suécia e Taiwan. Os pedidos podem ser feitos online pelo site da marca, que é totalmente sincera e avisa que as peças são manuais, e que algumas vezes é possível que o dhurrie pedido não exista para pronta entrega, então, eles sempre enviam ao consumidor informações sobre a disponibilidade do produto e quanto tempo realmente demorará a entrega, mesmo que seja de 1 a 3 meses geralmente.

Editorial

Editorial

Editorial

Editorial

Para ver os produtos com maiores detalhes, fotografias em alta resolução e o release para a imprensa e pessoas que queiram conhecer mais, acesse: http://oyyo.se/pages/press

 

Referências

Bruna Bonifacio

Bruna Bonifacio

Sou Paulista, estou Curitibana. Formada em Design pela UTFPR. Completamente apaixonada por Design de Superfície (de todo tipo). Pesquiso estamparia, texturas, arte contemporânea, arte urbana e afins, sob o ponto de vista do Design de Superfície.

Conteúdo relacionado

Comentários

Os comentários estão encerrados.