4

O Design e suas funções

Por Guilherme Leick

Philippe Starck quando lança o W.W.Stool para o filme do diretor Wim Wenders cria um objeto irreconhecível e multifuncional, o novo causa tamanha estranheza e critica toda uma época de funcionalismo e sua forma ideal. Como ao mesmo tempo um objeto é usado para sentar, apoiar e decorar?

Muitos que o possuem usam como fonte de decoração e inspiração, isso pressupõem que um objeto de design que possui uma função de uso, inclui como uma de suas funções a decoração.

Isso nos permite entrar em um campo de discussão maior, o que é design e o que é arte. Uma conversa que pode render mais que um livro.

A partir da ideia de criar algo sem  limita-lo a ter somente um significado, foi pensado/desenvolvida a cadeira OutHouse.. Uma reinterpretação, ressignificação  da cadeira SÉDIA do designer  ENZO MARI para questionar os usos e significados dos objetos.

Quando observei-a por algum tempo, percebi que ela é um cadeira grande e robusta, que me lembra uma grande caixa. Assim como os antigos banheiros que eram pequenas casas(grandes caixas) construídas a mão, pesadas e fortes. Feito essa relação de ressignificação, foram escolhidos alguns itens para passar a ideia de banheiro. Já que a própria cadeira trazia consigo o forte apelo de anexo, foram escolhidos alguns objetos, dentre eles o rolo de papel higiênico, portal toalha e a torneira, itens característicos de qualquer banheiro com a função de se usar para as necessidades básicas.

5

Uma cadeira foi feita somente para sentar? ou pode ser usada com outras finalidades? Não seria eu que diria para qual finalidade ela é destinada. Se não estaria estragando com todo um método de pensamento, a possiblidade de o usuário atribuir um novo significado.

1
2
3

Atualmente uma das cadeiras OutHouse se localiza em um banheiro e é utilizada como apoiador de roupas e porta papel higiênico.

“será que estou violando sua função? E quando os garçons do bar, impacientes com os últimos boêmios , que continuam firmes e fortes as 3 horas da manha, colocam as cadeiras viradas de cabeça para baixo sobre as mesas? Neste momento, a cadeira não é para sentar: ela é um signo comunicando que está na hora de ir embora antes de ser expulso”

Referencia: CARDOSO. Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2012

6

Outhouse no português seria como um Anexo, ou um ambiente separado da casa principal. Como os antigos banheiros.
7

A cadeira tem sido vista com certo questionamento de o que ou para que ela serve, chamando a atenção por causar estranheza ao diferente. Descontextualizando do seu signo e seu ambiente natural.

Guilherme Leick

Guilherme Leick

Guilherme Leick, 20 anos, estudante do 3º ano de Design na Universidade Positivo, tem como sua principal fascinação o simples. Em alguns dias parte para Budapeste em uma jornada de estudos e descobrimentos do design.

Conteúdo relacionado

Comentários